Como Desenhar

 

 

Como Desenhar Pessoas


Como Desenhar Pessoas não é dificil, basta você observar alguns prinicípios!

Primeiramente você deve saber quais são as proporções do corpo humano?

Em termos gerais, os corpos humanos atendem a proporções padrão, que no entanto podem variar de acordo com as diferentes raças, o sexo, a idade e o tipo de actividade física que realizam.

Apesar de destas variações, se seguirmos os padrões que definem as proporções do corpo humano, poderemos representar a figura humana mais facilmente.

Antes de começar a idealizar um corpo ou figura humana com roupas, devemos saber desenha-lo sem elas, e representar os músculos e as sombras que definem os volumes do corpo… desta forma poderemos entender as proporções básicas da figura humana.

Tomemos como exemplo, uma figura do sexo masculino para descrever as suas proporções, e definamos que à sua altura é equivalente a sete (7) cabeças.
Assim sendo, as dimensões que se seguem serão equivalentes ao tamanho de duas cabeças:


1.- Do joelho até a parte inferior do pé.
2.- Do topo do Fémur até a rótula.
3.- Do cotovelo a ponta dos dedos.
4.- Da clavícula até um pouco abaixo do umbigo
5. A largura do tórax de ombro a ombro.

Outras proporções interessantes, são as seguintes:

1 – A largura dos quadris é o mesmo que a distância da virilha até o joelho.
2 – O comprimento do braço a partir da axila até a ponta dos dedos da mão estendida é a mesma a partir da base do pescoço até a parte inferior das nádegas.
3 – Os braços devem cair com os dedos estendidos, e coincidir com o meio da coxa.
4 – O cotovelo deve descansar em paralelo com a parte inferior da caixa torácica.
5 – O tamanho do pé deve situar-se entre a base da palma e a dobra do antebraço.
6 – O rosto, da linha do cabelo ao queixo, deve caber na base da palma da mão, até a ponta dos dedos.

Essas proporções são só algumas das mais conhecidas e são essenciais para desenhar corpos e figuras humanas de forma que as suas dimensões pareçam proporcionais e reais.

No entanto, dentro destes padrões existem variações e são essas variações as que determinam o valor da raça humana e riqueza e complexidade na sua representação artística.

Há diferentes categorias em que as pessoas podem ser desenhadas - você pode fazê-los como desenhos animados, mangás ou graffiti ou mesmo uma simples figura de traços! Para fazer um desenho natural de pessoas você deve ser capaz de ter uma boa idéia da proporção entre as diferentes partes do corpo, do pescoço e acima, o tronco e as mãos, e, por último, os membros inferiores e pés. Neste artigo trataremos de como desenhar corpos humanos básicos com a ajuda de formas geométricas e, em seguida, a forma de preencher as diferentes características, de modo que você será capaz de desenhar uma figura humana completa ao final. Pratique, e você será capaz de desenhar quantas pessoas em quantos estilos quiser!


Siga os passos:

Materiais necessários: Como este é um guia de como desenhar um corpo humano básico, você só vai precisar de um pouco de papel de desenho, lápis macio e uma borracha. Depois de você ter adquirido alguma experiência com o desenho, pode progredir para usar cores em diferentes meios, tais como pinturas, giz ou tinta.

Faça o rosto. Para desenhar um rosto humano, primeiro desenhe uma forma oval no sentido da borda superior do papel. Divida a forma desenhada em duas partes, com uma linha vertical, do topo até a base. Lembre-se que todas as formas e linhas que você vai estar desenhando destinam-se a ser pontos de referência para o próprio desenho, então use lápis suave para esta atividade. Desenhe outra linha horizontal no meio da figura oval da esquerda para a direita. Agora você deve ter o formato oval dividido em quatro quadrantes. Divida os dois quadrantes inferiores em duas partes iguais, com outra linha horizontal. Esta linha deve ser equidistante entre a primeira linha horizontal e a base da forma oval plana.
Desenhando os olhos. Os olhos devem ser desenhados em ambos os da linha vertical, você pode dar-lhes a forma de dois círculos, ou curvas rasas e ligeiramente alongadas (como parênteses alongados) com a primeira linha horizontal passando entre os dois. Preencha a estrutura do olho acrescentando os cílios e as pupilas, e complete traçando arcos finos ou grossos sobre os olhos, semelhantes a sobrancelhas. Estes podem ser uma linha fina ou espessa, ou uma colecção mais grossa de lnhas paralelas traçadas próximas umas às outras representando o cabelo das sobrancelhas.
Desenhando o nariz. O nariz deve ser desenhado no espaço entre as duas linhas horizontais, com as narinas uma em cada lado da linha vertical. Ligue os dois círculos que você desenhou como narinas com um S horizontal flutuante formando uma crista e dois vales.
Desenhando a boca. A boca será colocada na segunda linha horizontal, um lábio acima da linha e o outro abaixo da linha. O lábio superior pode ser moldado na forma de um arco, enquanto o lábio inferior assemelha um parto raso curvo.
Acrescentando as orelhas e cabelo. Adicione orelhas nos lados externos do oval, começando a curva da orelha no mesmo ponto que o centro dos olhos já desenhados. Na extremidade superior da orelha, desenhe uma linha interna que segue a curva superior da orelha para dar a aparência do lóbulo da orelha e no meio da orelha desenhe um semi-círculo tocando a borda da forma oval e sombreie-a para retratar as partes internas da orelha. Repita o mesmo no lado direito do oval também. Na metade superior do oval, deixando algum espaço entre a linha oval e as sobrancelhas para a testa, preencha com cabelo após traçar um fio simples. Cubra com cabelo em volta dos lados do oval e também sobre as orelhas
Pescoço e tronco. Para o pescoço, desenhe duas linhas de cada lado da curva final do oval, e abaxio desta trace um retângulo ligeiramente quadrado para representar o tórax e estômago.
Desenhando os membros. Em ambos os lados do retângulo na parte superior, esboce um tubo cilíndrico para retratar as mãos, na parte inferior do retângulo esboce mais dois cilindros para assemelhar pernas. Adicione palmas e dedos às mãos, e pés com dedos às pernas.

Dando forma final à figura. Dê profundidade e contorno à figura feita, preenchendo a parte superior do retângulo e ligue-o às mãos para fazer os ombros. Desenhe um colarinho aberto ou fechado ao redor do pescoço para indicar que a figura está vestida. Repita com as pernas, desenhando um par de calças ou uma saia se a figura destina-se a ser uma mulher. Utilize sombreamento e curve as linhas para mudar as formas geométricas para que se assemelhem ao contorno humano.

Apagando as linhas. Apague todas as linhas verticais e horizontais que você desenhou para servirem de referência, utilizando uma borracha limpa. Uma vez que você tenha uma figura básica, você pode usar um lápis mais escuro para desenhar a figura completa e acrescentar o vestuário.

Um comentário: